Alongamento Muscular









Tipos de alongamento muscular

            alongamento-de-baleO melhor a se fazer antes do alongamento é aquecer o corpo. Para isso é bom fazer uma corrida ou pedalar por cinco minutos. Esse aquecimento vai bombear o sangue para o corpo, contribuindo para o aumento da temperatura dos músculos e sua elasticidade.

            Existem dois tipos de aquecimento, o estático e o dinâmico. O primeiro consiste em ficar em uma posição por alguns segundo, esticando a musculatura até que possa sentir um leve desconforto. Essa técnica é considerada segura pois esses exercícios são leves e a probabilidade deles causarem alguma lesão é pequena, pois a técnica não consiste em movimentos muito bruscos e sim no simples esticamento dos músculos. Os principais exercícios desse tipo de alongamento são:

1) Colocar a mão no chão sem dobrar os joelhos
2) Exercer força sobre uma superfície (parede) esticando os braços e mantendo as pernas flexionadas.
3) Sentar no chão com as pernas encostadas e esticadas, tentar abraçar os pés com as mãos, porém sem dobrar os joelhos.
4) Em pé dobra-se os joelhos, levanta o pé até que encoste no glúteo, segure por alguns segundos e faça o mesmo com o outro pé.

           O segundo tipo de alongamento, é o dinâmico, trata-se de alongar o corpo através de movimentos leves com os braços, pernas e quadris. É um tipo de alongamento simples, enquanto exercita-se a pessoa pode balançar os braços esticados de um lado para o outro, ou rotacionar o quadril variando do sentido horário e anti-horário, por exemplo.

          Existem também os alongamentos mais específicos. Os diferentes grupos musculares pedem tipos de exercícios diferentes. Para estimular a coluna, por exemplo, é recomendado que se faça exercícios de alongamento vertical, como esticar os braços para cima e manter essa força por um tempo. Essas práticas podem ocasionar até a pequena separação de vértebras, o que contribui para o aumento da estatura do praticante assíduo desse tipo de alongamento, mas é importante ressaltar que esse crescimento é muito pequeno, de centímetros ou apenas milímetros, e quando os exercícios são suspensos pode haver perda desses centímetros a mais.

        O alongamento pode ser praticado visando o relaxamento muscular e corporal. Exercícios leves podem distensionar os músculos envolvidos dando maior leveza ao corpo. É o tipo de prática recomendada para estudantes, pois uma pausa nas atividades para alongar o corpo, principalmente as pernas, promove uma melhor circulação do sangue que ajuda a oxigenar o cérebro  o que pode ser bom para mais concentração. O que se recomenda é parar de trabalhar por alguns minutos e esticar as penas e braços.

        É possível fazer alongamento usado alguns instrumentos, como barras para se apoiar, bolas de pilates e até a ajuda de uma outra pessoa. Isso tudo pode dar mais amplitude e complexidade ao alongamento permitindo ao praticante uma certa evolução nos exercícios.





Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA